quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Escola Secundária da Cidadela


Debaixo de um intenso nevoeiro que convidava à revelação de alguns mistérios, a Escola Secundária da Cidadela visitou-nos mais uma vez.
Foi uma manhã excelente, mesmo com a minha voz rouca e de eu ter que fazer um grande esforço para falar tudo o queria e tudo o que vocês mereciam ouvir conseguimos criar um belo momento de comunicação e entendimento entre todos, guia, visitantes e Quinta.
Acho que nunca tive uma visita escolar em que os alunos colocassem tantas perguntas:), o que foi óptimo, só espero ter conseguido escalrecer todas as dúvidas.
Como falámos não descobrimos nenhum segredo mas estiveram em contacto com alguns dos mais valiosos mistérios da Humanidade, o Mistério da Iniciação - o encontro das duas naturezas (anima e animus, como diria Platão). O regresso do Homem ao útero materno, para compreender a sua origem e renascer daí renovado!

P.S. Peço desculpa pelo atraso neste post, só agora reparei que não o tinha publicado!:) Estava em rascunho e nunca mais o tinha publicado, com o reboliço do dia a dia esqueci-me!
Quanto aos livros, no post abaixo (Escola Secundária Almeida Garrett) encontram algumas dicas, o «Pendûlo de Foucault» do Umberto Eco é muito engraçado e interessante! Tomem atenção ao Agostinho da Silva ele tem muito para ensinar (apesar de já ter falecido).

Pelo que ouvi vão haver alguns regressos à Quinta!

Até breve!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

adorei a visita e vou voltar certamente! Obrigada por tudo

Filipa

Anónimo disse...

Adorei a visita à Quinta da Regaleira, o seu enorme espaço "verde" e toda a calma e tranquilidade que me marcou. Certamente que, quem visita esta Quinta, jamais ficará a mesma pessoa.
Quero realçar, e ao mesmo tempo agradecer, a excelente introdução que nos fez. Despertou-nos o interesse e criou em nós uma vontade de querer saber mais.
Irei voltar à Quinta da Regaleira, espero que muito em breve.
Mais uma vez obrigada!

Sara

Felizardo disse...

Obrigado Filipa e Sara e até breve!!

Anónimo disse...

Nenhuma visita de estudo que eu realizei tinha sido tão motivante como esta... e o grande suporto para isso foi a presença de um guia com uma lucidez e um dom nato para a clarificação de grandes lacunas na história desta quita. Sem dúvida para repetir.

Obrigado e a melhor das sortes,
Miguel.

Anónimo disse...

Grande visita! Gostaria de repetir, mas desta com a família. =P Vão ter de me desculpar malta, mas já tiveram a vossa oportunidade.

Peço desculpa por só postar agora, mas nunca mais me lembrei de visitar o blog, ainda que pense sempre na quinta como minha casa de sonho!!!

Nuno