quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Escola Secundária Almeida Garrett


Da parte tivemos a visita da Escola Secundária Almeida Garrett, de Vila Nova de Gaia, portanto uma visita com sotaque!:)
Uma visita com alunos muito interessantes e interessados...em inúmeras coisas, uns na visita outros nas fotografias:).
Foi uma bela tarde, assim dá prazer transmitir os mistérios da Quinta. Pois apesar de serem mistérios eles estão aqui para serem passados, transmitidos...e há muita muita gente que os quer conhecer, assim como vocês!

E que tal foi a travessia do labirinto? Muita emoção? Medo?

No final da visita, uma aluna (não sei o nome dela) perguntou-me por referências literárias, livros sobre todos estes assuntos. Na altura falei de poucos autores, por isso deixo aqui para todos terem acesso. Sobre a Regaleira as publicações mais credíveis são as do prof. José Manuel Anes, a ele devemos muito daquilo que sabemos sobre a Quinta; na linha da tradição mítica portuguesa temos o António Quadros, o mais actual, mas nem sempre mais credível mas com umas coisas interessantes o Paulo Loução; o grande e saudoso Agostinho da Silva...todos estes autores também vos podem ajudar a abrir outras portas da obra de Fernando Pessoa.
Com estes já têm muito para ler e divagar!:)

Muito obrigado pela vossa visita e até breve!

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite =)
hoje tive o prazer de poder ver a Quinta com outros olhos (e tambem claro com a tua ajuda, que são sempre os nosso "segundos olhos" que nos fazes ver coisas que no fundo estão lá mas so vê quem realmente quer e se está intressado)

Esta viagem despertou o "renascer" dentro de mim, de tal modo que estou já a pensar na minha próxima ida á Quinta.
Quando cheguei a casa e contei á minha mãe como tinha sido a viagem, ela disse-e que uma vez eu dei um livro sobre a Quinta ao meu avô á ja alguns anos (já nem me lembrava), e já lhe telefonei para quando ele vier cá me trazer o livro, para poder acrescentar mais alguns conheçimentos.

E ja agora deixo aqui uma sugestão de um livro, que talvez conheças ou não:
"Sintra - Serra Sagrada. Capital espiritual da Europa" de Vitor Manuel Adrião.

Um abraço e muito obrigado pela manhã de hoje. E até breve.

Jonas Daugbjerg

(o tal dos Capuchos) lol

Felizardo disse...

Olá Jonas!!
Espera lá mas tu não és da Escola da Cidadela??
Queres conhecer pessoas da Almeida Garrett de Gaia? É assim mesmo, intercambio escolar!
Ainda bem que gostas-te da Quinta!
Claro que conheço os livros e o próprio Vitor Adrião! É uma figura:), tem algumas ideias interessantes mas divaga mesmo muito, há coisas melhores, mmenos especulativas. Aliás os Gato Fedorento incluiram-nos num tesourinho deprimente, procura no youtube, é o que tem mais tempo, pois está numa compilação de tesourinhos.
Se for esse o livro que ofereces-te ao teu avô, leu-o mas leves as coisas muoto a sério!

Grande Abraço

Anónimo disse...

Bom dia :)

Adorei a visita a Quinta! Foi surpreendente: misteriosa e divertida. Obrigada pelas sugestões de leitura ;)**

Anónimo disse...

Ola Ola :D
já passou algum tempinho mas a vida em Vila Nova de Gaia tb é atribulada :D
adorei adorei adorei a visita de estudo à Quinta da Regaleira. nunca me senti num lugar tão mágico e tão envolvente como aquele. fez-me sentir bem, fez-me sentir parte integrante da natureza e do mundo. fiquei fascinada com todo aquele mistério que envolve a quinta. espero voltar lá porque sei q ainda ficou muito por ver e muito por sentir :D obrigada por esta experiência e pela maneira apaixonada como falou connosco. já agora, convido-o a visitar o blog fotografiaerealidade.blogspot.com onde poderá encontrar dois posts relativos a Sintra (um deles é sobre a Gruta da quinta):D
porque há viagens que valem mesmo a pena :D